Cerca de 100 voluntários participaram da 27ª etapa do projeto Limpeza dos Mares, no último sábado (16), em Canasvieiras e na Ilha do Francês, no norte da Ilha de Santa Catarina. A ação, realizada pela ACATMAR (Associação Náutica Brasileira), Mundo Mar e Aqcuanauta Floripa, recolheu em torno de 1,2 tonelada de resíduos. Entre os materiais, mais de 10 mil bitucas de cigarro, 600 garrafas de vidro, pets e latinhas, tampinhas de lata e de plástico, canudinhos, um gabinete de ar-condicionado, fraldas descartáveis, absorventes, brinquedos, garfos, pedaços de cano, capacete, banco de bicicleta, palitos de fósforo, isqueiro e redes de pesca, além de muitos outros.
O limpeza dos Mares vem ocorrendo desde 2014 em vários locais do litoral catarinense, a iniciativa agora soma 114,4 toneladas de resíduos coletados do fundo das águas, praias e costões. Estamos em busca deste despertar das pessoas para a preservação que faz com que consigamos mudar de fato os hábitos, que hoje nos condenam, evoluindo nossas responsabilidades sobre o impacto das nossas atitudes.afirma Michele Castilho, diretora do Projeto.
O projeto é um exemplo prático de como a soma de pequenos esforços gera mudanças significativas e desperta o público para a cidadania. diz Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de Marketing do Fort Atacadista.
A Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos de Santa Catarina esteve presente com embarcação prestando o apoio na Ilha do Francês, e a Polícia Ambiental acompanhou a ação na areia da Praia de Canasvieiras.
Apoiar um projeto como o Limpeza dos Mares está totalmente alinhado com nossos valores e o respeito às futuras gerações, destaca Marcell Gossen, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da ArcelorMittal Vega, um dos patrocinadores do Limpeza dos Mares.
O Projeto contou ainda com a participação da COMCAP que ficou responsável pela coleta do lixo que foi separado e catalogado e a Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura participou da ação com o pessoal do Projeto Rancho de Amor a Ilha, capitaneado pelo Superintendente Adriano Weickert.
O projeto Limpeza dos Mares conta com o Patrocínio Mantenedor: FORT ATACADISTA
E o Patrocínio da ARCELORMITTAL
Esta Etapa teve o apoio da: Marinho Marina, Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura e COMCAP.
O apoio ao projeto é da Polícia Militar Ambiental de SC, Capitania dos Portos de SC, ICMBio, Companhia da Praia, Medilona, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Iate Clube Veleiros da Ilha, Paulista Balões Infláveis, Plastkolor e o Programa Bandeira Azul.
Fonte: https://www.limpezadosmares.com/