Ao contrário da maioria das embarcações, que cumprem funções como o transporte de mercadorias e pesca, iates são primariamente barcos de lazer. Mas isso não os isenta da sua parcela de poluição, uma vez que se movem à base de diesel ou gasolina. Pensando nisso, marcas como a Volvo Penta desenvolveram motores híbridos para iates.
Projetados para possibilitar a operação com emissão zero de poluentes, esses modelos apresentam um conceito híbrido para o sistema de propulsão. O modo somente elétrico permite a entrada em zonas ecologicamente sensíveis e também oferece maior conforto interno.
Assim como o carro híbrido, combina duas fontes de energia. Tem um motor elétrico e um à combustão, e um interruptor do leme permite ao capitão alternar entre os dois. O diesel é um combustível marítimo convencional, enquanto que o motor elétrico é alimentado por uma bateria de lítio. As duas fontes funcionam em conjunto ou individualmente, coordenadas por um sistema inteligente.
Enquanto um carro pode regenerar energia através dos pneus durante a frenagem, e carregar com isso a bateria, não há essa possibilidade de atrito para o barco. Em vez disso, alguns modelos recarregam as baterias através do motor a diesel e dos painéis de energia solar. Por hora, essa tecnologia ainda é mais encontrada em modelos maiores e de luxo, principalmente pela potência não atingir velocidades altas, a expectativa é que essa tecnologia chegue para todos os tamanhos e modalidades de barcos, como por exemplo, para quem utiliza a embarcação para praticar e esportes.
Redação Equipe Bombarco
Foto Danfoss