Seis dicas fundamentais para atracar a contrabordo com segurança
Atracar no contrabordo de outros barcos é bem divertido. Podemos relaxar com os amigos e a criançada pode brincar com segurança na água ao redor das embarcações. Aqui vão algumas dicas de como fazê-lo da forma correta.
1 - O barco maior é o que fundeia
E não estou falando necessariamente do mais comprido, mas sim do mais pesado. Se a sua lancha é uma fly de 38 pés, é quase certo que pesa mais que aquela offshore de 42 pés do seu amigo. O barco mais pesado provavelmente tem a âncora mais pesada, ou pelo menos deveria ter! Quanto aos cabos de atracação usados, oriente-se também pelos cabos do maior barco.
2 - Vá de leve
Quando o barco principal estiver posicionado, emparelhe lentamente com ele, com as suas defensas já em posição, e jogue simultaneamente os cabos de proa e de popa. Se isso não for possível, aproxime as duas proas em um ângulo de 45 graus, amarre primeiro a proa e deixe o barco encostar na lateral com o efeito do vento e correnteza.
3 - Vamos organizar
Quando mais de dois barcos quiserem atracar a contrabordo, o barco principal (fundeado) deve ficar no meio. Conforme forem chegando mais barcos para a festa, vá alternando o lado, de modo que eles fiquem distribuídos equitativamente nos dois bordos do principal.
4 - Sem escaladas
Sempre que possível, alinhe as plataformas de popa dos barcos atracados a contrabordo. É muito mais fácil para as pessoas se locomoverem de um barco através delas do que subindo ou descendo pelos costados.
5 - Proteja o costado
Quanto mais defensas puder usar, melhor. Além disso, certifique-se de que o tamanho delas é suficiente para manter os barcos ilesos. Quando estiver organizando a atracação, tente colocar lado a lado barcos com costados similares.
6 - Espaço suficiente
Lembre-se que com a ação de correnteza e ventos os barcos atracados a contrabordo também giram em volta da âncora.
Dica rápida
Quando estiver atracado a contrabordo, não ligue o gerador. No mínimo, é barulhento e, em casos extremos, os gases do escapamento podem se acumular no interior de outro barco e causar envenenamento por monóxido de carbono.
Cuide da sua marola
Uma das maiores causas de danos na atracação a contrabordo são as marolas inadvertidamente deixadas por outras embarcações. A responsabilidade pelo dano por elas causado é de quem as gera, portanto, muita atenção também ao se aproximar de barcos atracados dessa forma.