| Os dez maiores iates à vela do mundo

A lista dos dez maiores iates à vela do mundo não é facilmente interrompida. O Sea Cloud, de 109,5 metros, que entrou em serviço na Segunda Guerra Mundial, detém o título de maior iate à vela do mundo desde que foi entregue em 1931, mas logo será destronado pelo Projeto Y721 da Oceanco, com um recorde de 127 metros.

Até então, o iate Black Pearl, de 106,7 metros, construído pela Oceanco, permanece firme em segundo lugar após ser lançado sob aplausos internacionais em 2018, com suas velas petras imediatamente reconhecíveis e a configuração Dynarig, enquanto o iate Lürssen Eos, de três mastros, está na lista desde 2006. Continue lendo para descobrir nossa lista oficial dos maiores iates à vela do mundo.

Sea Cloud 109,5m

O Sea Cloud foi projetado por Cox e Stevens e construído como Hassar II por Friedrich Krupp em Kiel, Alemanha, para Edward F Hutton e a herdeira Marjorie Merriweather Post. Após seu divórcio, Marjorie manteve o iate e renomeou seu Sea Cloud. Após servir durante a Segunda Guerra Mundial, o Sea Cloud foi propriedade do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo, que a renomeou como Angelita e, em seguida, por Clifford Barbour, foi renomeada novamente como Antarna. O iate foi reconstruído em 1978 por novos proprietários alemães, que mudaram seu nome de volta para Sea Cloud. O Sea Cloud tem 60 tripulantes e 32 cabines para convidados, e está disponível para charter de luxo durante todo o ano.

Black Pearl 106,7m

Instantaneamente reconhecível por suas velas pretas e sua configuração Dynarig, o Black Pearl é o segundo maior iate à vela do mundo. Entregue durante o mesmo ano como um Sailing Yacht A, de 142,81 metros, oficialmente designado como um iate a motor assistido por vela, o Black Pearl passou cinco anos em desenvolvimento no estaleiro holandês Oceanco. Os Arquitetos Navais Dykstra, Ken Freivokh, Nuvolari Lenard, BMT Nigel Gee e Gerard P Villate contribuíram com sua experiência para este projeto monumental.

Eos 92,93m

A Eos foi construída na Alemanha sob um manto de sigilo para sua mídia americana e para o magnata do cinema Barry Diller. A Eos é uma escuna de três mastros das Bermudas, que passou por um refit na Royal Huisman em 2011. Depois de sair de sair do refit, o iate pegou fogo na Noruega e teve que voltar ao estaleiro para ser consertado.

Athena 90m

A Athena foi construída pelo estaleiro Royal Huisman Shipyard, na Holanda, para o desenvolvedor de software americano Jim Clark. A engenharia avançada da Athena significa que ela é capaz de navegar em ares relativamente leves, enquanto ainda oferece o espaço interior normalmente encontrado apenas em iates a motor. Com vento mais forte, a Athena foi creditada como atingindo 19 nós sob vela. Os três decks fechados do iate incluem uma grande suíte do proprietário, quatro suítes para convidados, um salão e sala de jantar no deck principal, e um sky lounge no deck superior.

Maltese Falcon 88m

O Maltese Falcon foi construído para o falecido capitalista americano Tom Perkins, e agora é de propriedade de Elena Ambrosiadou. A icônica escuna de três mastros é o quinto maior iate à vela do mundo. A plataforma do Maltese Falcon é composta por três mastros de fibra de carbono não fixados, com uma vela totalmente computadorizada e um sistema de mastro giratório. O sistema foi considerado um triunfo no design, desenvolvimento e engenharia e o Maltese Falcon atingiu a marca de 24 nós à vela. O interior de Ken Freivokh é um casamento de chique industrial e alta tecnologia. Ele apresenta couro, vidro, madeira e aço, além de uma coleção de arte moderna. O iate tem acomodação para 12 convidados e está disponível para charter.

Aquijo 85,9m

O tão aguardado Aquijo foi resultado de uma colaboração entre a Vitters e a Oceanco. Ambos os estaleiros holandeses trabalharam em estreita colaboração com o representante do proprietário, para criar uma máquina à vela altamente complexa e de alto desempenho, que se tornou o terceiro maior superiate à vela quando foi lançado. O Aquijo é um iate de alumínio ketch rigged e possui um sistema de direção personalizado. O layout interior do Aquijo proporciona linhas de visão claras, devido à sua superestrutura de alto volume.

Sea Eagle II 81m

Entregue em 2020, o Sea Eagle II é a mais recente adição aos dez maiores iates à vela do mundo. Construído pela Royal Huisman, o Sea Eagle II apresenta estilo exterior de Mark Whiteley e arquitetura naval da Dykstra Naval Architects. Vendido no verão de 2016 pela Northrop e Johnson como Projeto RH400, o Sea Eagle II é o maior iate já construído pelo estaleiro holandês.

M5 78,4m

Construído pela Vosper Thorneycroft em Southampton, Inglaterra, o M5 foi lançado como o icônico iate Mirabella V em 2004. O M5 foi projetado por Ron Holland para o velejador americano Joe Vittoria, que gostou de velejar com ela por sete anos antes de ser vendido. O novo proprietário renomeou seu M5 e ele foi ampliado em 3,2 metros, em um refit em Pendennis, antes de seu relançamento em 2013. Seu refit mais recente, no entanto, em 2019, viu o M5 emergir dos galpões com novas pinturas, biminis compostos, um mastro reforçado e um novo propulsor de proa.

O M5 tem um deslocamento de 780 toneladas, das quais 165 toneladas é a quilha. O mastro de fibra de carbono tem incríveis 88,3 metros de altura e pode carregar aproximadamente 3.700 metros quadrados de vela.

Phocea 75,13m

A Phocea, de 75,12 metros, foi construída em 1976 para o velejador Alain Colas, como Club Mediterranée. Em 1986, foi convertida em um iate de cruzeiro para o empresário francês Bernard Taipei. A Phocea foi então vendida para Mouna Ayoub, em 1999, e modernizada na Lürssen. Infelizmente, no início de 2021, o iate pegou fogo na costa da Malásia e afundou logo depois.

Atlantic 69,31m

O Atlantic pode ter a aparência de um antigo clássico, mas não se deixe enganar, esta moderna escuna de três mastros foi entregue em 2010 a um proprietário com uma propensão para restaurar iates à vela clássicos. No entanto, o Atlantic não era um projeto de restauração. Ele foi construído do zero como uma réplica da famosa escuna Townsend e Downey, de 64,5 metros, de mesmo nome, construída em 1903. O iate à vela fez história quando estabeleceu o recorde da travessia mais rápida do Atlântico em 1905, um recorde que permaneceu ininterrupto por quase 100 anos, mas infelizmente foi abandonado em 1982.

Inspirado por seu legado, o proprietário Ed Kastelein construiu uma réplica em homenagem ao clássico recordista no estaleiro Van de Graaf, na Holanda. Os três novos mastros do Atlantic têm 50 metros de altura e suportam 1.700 metros quadrados de velas, com 36 guinchos em bronze construídos especialmente pela Harken.

Fonte Boat Shopping