| Projeto Limpeza dos Mares retira 1,2 tonelada de resíduos no norte da Ilha de Santa Catarina

Cerca de 100 voluntários participaram da 27ª etapa do projeto Limpeza dos Mares, no último sábado (16), em Canasvieiras e na Ilha do Francês, no norte da Ilha de Santa Catarina. A ação, realizada pela ACATMAR (Associação Náutica Brasileira), Mundo Mar e Aqcuanauta Floripa, recolheu em torno de 1,2 tonelada de resíduos. Entre os materiais, mais de 10 mil bitucas de cigarro, 600 garrafas de vidro, pets e latinhas, tampinhas de lata e de plástico, canudinhos, um gabinete de ar-condicionado, fraldas descartáveis, absorventes, brinquedos, garfos, pedaços de cano, capacete, banco de bicicleta, palitos de fósforo, isqueiro e redes de pesca, além de muitos outros.

O limpeza dos Mares vem ocorrendo desde 2014 em vários locais do litoral catarinense, a iniciativa agora soma 114,4 toneladas de resíduos coletados do fundo das águas, praias e costões. Estamos em busca deste despertar das pessoas para a preservação que faz com que consigamos mudar de fato os hábitos, que hoje nos condenam, evoluindo nossas responsabilidades sobre o impacto das nossas atitudes.afirma Michele Castilho, diretora do Projeto.

O projeto é um exemplo prático de como a soma de pequenos esforços gera mudanças significativas e desperta o público para a cidadania. diz Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de Marketing do Fort Atacadista.

A Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos de Santa Catarina esteve presente com embarcação prestando o apoio na Ilha do Francês, e a Polícia Ambiental acompanhou a ação na areia da Praia de Canasvieiras.

Apoiar um projeto como o Limpeza dos Mares está totalmente alinhado com nossos valores e o respeito às futuras gerações, destaca Marcell Gossen, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da ArcelorMittal Vega, um dos patrocinadores do Limpeza dos Mares.

O Projeto contou ainda com a participação da COMCAP que ficou responsável pela coleta do lixo que foi separado e catalogado e a Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura participou da ação com o pessoal do Projeto Rancho de Amor a Ilha, capitaneado pelo Superintendente Adriano Weickert.

O projeto Limpeza dos Mares conta com o Patrocínio Mantenedor: FORT ATACADISTA

E o Patrocínio da ARCELORMITTAL

Esta Etapa teve o apoio da: Marinho Marina, Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura e COMCAP.

O apoio ao projeto é da Polícia Militar Ambiental de SC, Capitania dos Portos de SC, ICMBio, Companhia da Praia, Medilona, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Iate Clube Veleiros da Ilha, Paulista Balões Infláveis, Plastkolor e o Programa Bandeira Azul.

Fonte: https://www.limpezadosmares.com/