| Sustentabilidade: Canudos reutilizados feitos de inox são alternativa para evitar problema ambiental

FONTE DA MATÉRIA ORIGINAL: http://www.abinox.org.br/site/agenda-inox-noticias-detalhes.php?cod=5869

Aparentemente inofensiva, a utilização do canudinho plástico virou um grande problema ambiental no mundo. Por ter um baixo custo de produção, é fabricado em grande quantidade. Entretanto, não costuma ser reciclado e grande parte deles, após sua curta vida útil, vai parar em aterros sanitários, rios, lagoas ou até no mar.

Um exemplo do que isso pode provocar é a Ilha de Plástico, como ficou conhecida uma região no Oceano Pacífico coberta por uma mancha de lixo, resultado do acúmulo de detritos plásticos, com quase 80 mil toneladas de lixo plástico. De acordo com estudo realizado pela Scientific Reports, a extensão de lixo do local tem uma área equivalente ao dobro do território da França.

Consciente desses dados e visando a sustentabilidade, a empresa curitibana Beegreen iniciou a produção de canudos reutilizáveis feitos de inox. ?Surgiu como uma demanda do mercado brasileiro como uma alternativa aos canudos descartáveis. O canudo de inox é extremamente reutilizável, não enferruja, não amassa e é praticamente inquebrável. Então ele é um produto que é comprado uma única vez, mas pode ser reutilizado milhares de vezes e, se bem cuidado, pode ser até eterno?, explica a mentora do projeto, Jessica Pertile.

Conforme estudos do Fórum Econômico Mundial de Davos na Suíça, até o ano de 2050, o Oceano Pacífico abrigará mais detritos plásticos do que peixes e animais marinhos. Isso deve acontecer porque o plástico nunca se decompõe. Já foram encontradas partículas de plástico em diversos animais marinhos, como ostras e peixes. E esses animais são consumidos por outros animais e pelos seres humanos.

Quanto à polêmica parte de higienização dos canudos de inox, a empresa Beegreen garante que é confiável. ?Eles já vêm com uma com uma escovinha higiênica e essa escovinha alcança toda a extensão interna do canudo, de forma que não é possível deixar resíduos internos. Além disso, o inox não possui ranhuras, ou seja, os resíduos não param no canudo internamente. Antes de nós enviarmos os produtos para os clientes, eles já são utilizados a 90ºC em uma máquina industrial e os restaurantes e estabelecimentos podem fazer isso no dia a dia. Outra dica é sempre deixar de molho após o uso, para que os resíduos de polpas de frutas, por exemplo, não sequem na parte interna, facilitando assim a limpeza?, completa Jessica.