| Transporte de barco: entenda como funciona

O transporte de lanchas, veleiros e jet-skis é um desafio para muitos compradores, além de ser um custo que deve entrar no planejamento já que o preço pode variar bastante. Muitas vezes, o barco é comprado em um local diferente de onde será utilizado e, em algumas dessas ocasiões, esse deslocamento deve ser feito por vias terrestres.

Para atender essa demanda existem as transportadoras especializadas. O mais indicado é sempre realizar o traslado da embarcação com uma empresa especializada em transporte náutico.

Empresas qualificadas

Para o transporte de barcos é preciso, em primeiro lugar, encontrar uma empresa que, além de regularizada, ofereça segurança e atenda o tamanho exato da sua embarcação. Seja de 25 ou 95 pés, o equipamento transportador precisa ser totalmente adaptado, bem como ter uma equipe capacitada e treinada especificamente para isso.

Consultamos nosso parceiro Claudiney Couto, da CSC Transportes Náuticos, que atua no mercado desde 2003 e nos passou algumas dicas:

- Verifique se a frota está conservada. Se o caminhão estiver em mau estado de conservação quer dizer que o cuidado com todo o processo também deve levantar suspeita.

- Procure uma empresa que tenha monitoramento 24 horas e seguro da carga no transporte, RCTRC (Responsabilidade civil do transportador rodoviário de cargas).

- Conferir a documentação, se na apólice consta a cobertura de embarcação e o valor que será coberto em caso de sinistro.

Regras

A legislação vigente permite o transporte de mercadorias com as dimensões até 2.60 largura e 4,4 de altura sem as autorizações especiais. Acima dessas dimensões será necessário providenciar as respectivas autorizações especiais de trânsito que variam de acordo com o trajeto. Além disso, o motorista deve ter o curso para trabalhar com cargas indivisíveis.

Preço

O preço desse serviço pode variar bastante. ?O preço vai depender de diversos fatores. Envolve as dimensões da embarcação, o custo com as licenças de transporte e escoltas credenciadas, por exemplo. Mas, principalmente nesse caso, a qualidade do serviço deve ser prioridade no momento da escolha?, disse Claudiney.
Em algumas simulações online, para se ter uma ideia, o valor para transportar uma lancha de 20 pés de São Paulo até Santos gira em torno de R$ 1.200,00 com seguro.

Fonte: Bombarco